Monday, October 3, 2016

Big data pode ser ruim para a sociedade? Claro! Como quase tudo pode ser

Eu gosto bastante de uma boa crítica, principalmente se me afeta diretamente. Talvez seja uma característica geral dos economistas – todos que eu conheço adoram compartilhar artigos que falam mal da ciência econômica. É difícil encontrar médicos, advogados e engenheiros que façam o mesmo.

Quer ganhar meu clique? Escreva um texto sobre como big data vai destruir a humanidade - pode ter certeza que eu vou ler. Terminei recentemente um livro sobre o assunto: “Weapons of Math Destruction: How Big Data Increases Inequality and Threatens Democracy”. Eu queria muito concordar com o livro porque acho que tem muita coisa que pode dar errado em big data, principalmente em inteligência artificial, mas o livro perde muito tempo com trivialidades.

As principais críticas do livro são referentes a algoritmos que não funcionam corretamente, como no caso da avaliação de professores. A autora me convenceu que os algoritmos usados atualmente são ruins, mas não me convenceu que eles não devem ser usados. Melhorar a precisão dos algoritmos é um problema resolvível. As melhores críticas sobre o uso de big data são sobre problemas não resolvíveis.

Se eu escrevesse um livro destruindo a área, eu focaria nos seguintes pontos:

- Apesar do ganho econômico da análise de big data para a sociedade, algumas profissões irão desaparecer ou mudar drasticamente. Como lidar com isso?

- Existem algumas áreas em que o uso de algoritmos preditivos por empresas não é moralmente aceitável (na minha opinião), como o caso do uso de dados genéticos por parte de planos de saúde. Como podemos evitar que isso ocorra?

- É inevitável que ocorram escândalos de invasão de privacidade. Qual o custo humano do vazamento de dados de pacientes com aids ou depressão, por exemplo?

A crítica à análise de big data precisa ir além da resolução de problemas técnicos. Afinal quase tudo que sai do controle tem seus efeitos negativos, como férias, Nutella e filhotes de labrador. Big data precisa de melhores críticos.

2 comments:

  1. Creio ser mais provável que um governo "tirano" faça uso da tecnologia que qualquer outro... Empresas pelo menos querem seu dinheiro, mas evitam te matar! kkk

    ReplyDelete
  2. https://www.facebook.com/PSLnacional17/videos/1267348723345908/

    já pensou em abordar sobre os custos apontados pelo Drauzio no video?

    ReplyDelete